O reajuste do plano de saúde é uma atualização anual realizada pela operadora no preço do plano de saúde empresarial. Essas atualizações seguem algumas regras, atingindo tanto os planos contratados por pessoa física quanto os destinados a empresas.
Seja qual for o seu caso, a dica é prestar atenção ao que ficou estabelecido em contrato, além de conhecer as normas que regem o cálculo do reajuste do plano de saúde.
Cada categoria de plano de saúde possui um modelo diferente de reajuste.
Entenda quais são os diferentes tipos de planos de saúde:
- Plano de saúde individual
Nessa modalidade, é possível ter apenas um beneficiário do plano, que muitas vezes pode variar de acordo com as necessidades de cada um.
- Plano de saúde coletivo empresarial
Destinado a empresas de grande porte, esse plano é para contratos com mais 99 colaboradores. Devido a quantidade de vidas beneficiadas pelo plano é possível obter diversas vantagens na negociação.
Como funciona cada tipo de reajustes nos planos de saúde empresariais:
- Reajuste por faixa etária
O reajuste por faixa etária já é previsto, pois a demanda por cuidados médicos tende a crescer com o aumento da idade. Ou seja, quando a pessoa faz aniversário e passa para a nova faixa, o custo da mensalidade é reajustado. Essa regra engloba tanto os planos individuais e familiares, quanto os coletivos.
- Reajuste anual
Sempre que o contrato com a operadora faz “aniversário”, as mensalidades sofrem uma correção nos valores. Entretanto, esse reajuste tem regras diferentes para cada modalidade de plano de saúde.
- Reajuste técnico
Esta categoria é utilizada, porque quando o convênio médico é mais utilizado do que o previsto, e as despesas ultrapassam o valor da mensalidade, ocorre um desequilíbrio financeiro. Ou seja, o valor pago pela empresa não é suficiente para quitar todas as despesas, sendo necessário calcular o reajuste suficiente para cobrir o total de utilizações.
Fale com a Nexo Administradora.


