Suspensão de Cirurgias Eletivas

Prezado Cliente,

Considerando o atual momento de forte pressão, em âmbito nacional, pela disponibilidade de leitos públicos e privados para internação de pacientes com Covid-19 e visando a proteção de seus colaboradores e familiares, o Grupo NotreDame Intermédica informa que estão suspensas desde já e, em caráter temporário, as cirurgias eletivas, tanto na Rede Própria como na Rede Credenciada. No entanto, continuamos disponibilizando todo atendimento a pacientes cujos tratamentos não podem ser interrompidos ou adiados por colocarem em risco a vida (parto e puerpério, doentes crônicos, oncologia, traumas, entre outros, assim como atendimentos de urgência e emergência).

Neste momento crítico, verificamos muitos pedidos de autorização, principalmente em Rede Credenciada, para procedimentos eletivos e/ou sem caracterização de urgência/emergência, cujo adiamento ou reprogramação de datas não acarreta risco ao paciente.

A ANS recomendou que se evite a exposição desnecessária de beneficiários ao risco de contaminação, devendo as operadoras e rede hospitalar privada priorizarem a assistência aos casos graves da Covid-19.

Essa situação especial do momento vem levando as autoridades governamentais, por meio das Secretarias de Saúde, bem como os Ministérios Públicos, a requisitarem a toda rede hospitalar, informações sobre disponibilidade de leitos privados, prioritariamente, para atendimento aos casos de Covid-19.

Neste sentido, solicitamos a compreensão de vocês para tal conduta, pois entendemos que um leito vago de internação ou UTI deve ser priorizado para casos graves de Covid-19 e demais casos de urgência/emergência inadiáveis, de forma a não prestar prioridade para um paciente que pode aguardar o procedimento médico por outro momento de maior controle, evitando-se a perplexidade diante do risco de vida de outros pacientes.

Desde já agradecemos e pedimos sua colaboração no sentido de propagar as orientações de cuidados pessoais a todos os seus colaboradores, em especial chamando a atenção em relação ao acesso de serviços de telemedicina, de modo a limitar a procura presencial de serviços somente aos casos de Covid. Os atendimentos presenciais devem ficar restritos as indicações prévias feitas pelos Serviços de Telemedicina.

Últimas postagens